quarta-feira, 27 de julho de 2011

ORIGEM DO QUEIJO DO REINO NO BRASIL


Minas Gerais é, sem sombra de dúvidas, o Estado pioneiro da Indústria de laticínios no País. Tudo começou com o Cel. Carlos Pereira de Sá Fortes fundador do primeiro estabelecimento Industrial de laticínios no Brasil, em 1885.
  Atraìdo pela tradição laticinista holandesa, o coronel empreendedor, decide buscar na Europa orientações técnicas que lhe permitissem produzir aqui, queijos do caseifício holandês. Para isso traz da Holanda os primeiros  especialistas em fabricação de queijos, Srs. Alberto Boeke e Jong.
  Após trabalhar algum tempo para Sá Fortes e desenvolver o processo de produção do Queijo Reino, Boeke une-se a Jong e juntos, fundam a Cia. de Laticínios Alberto Boeke e Jong Ltda, com sedes nas cidades de Santos Dumont e Lima Duarte. Por motivos diversos esta sociedade não perduraria por muito tempo. Desfeita a associação, o Sr. Jong decide permanecer na cidade de Lima Duarte e ali fundaria a marca que levaria seu nome até os dias atuais.


  Em 13 de março de 1973, o Laticínios Jong e Cia,. foi adquirido pelas familias mineiras Mello e Bahia: Estava sendo fundado o Laticínios MB Ltda, o qual, através de sua administração e laticinistas, preserva até os dias atuais o processo artesanal secular de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário